quinta-feira, 16 de junho de 2011

O jornalismo de qualidade na internet conseguirá se tornar autossustentável?

Desde a sua expansão no século XIX, o jornalismo sempre está em processo de transformação e isso é verificado particularmente com o surgimento dos novos meios de comunicação que servem de base para a prática da atividade.

O jornalismo assume diversas características ao longo dos anos e aos poucos os valores inerentes à atividade vão se perdendo e, sobretudo, se rendem às relações mercadológicas. No entanto os valores da verdade e liberdade não deixam de serem considerados os pilares sustentadores do exercício da profissão.

A qualidade no jornalismo é facilmente ligada à ideia da reprodução mais idêntica possível da realidade, sem juízo de valor ou qualquer detalhe que diga respeito ao olhar subjetivo do jornalista.

O jornalismo impresso é caracterizado pela carga maior de informação, assuntos completos e bem apurado. Com o surgimento da internet e o objetivo de divulgar uma quantidade maior de notícias em um menor espaço de tempo, parte desse conteúdo é comprometido e a qualidade do jornalismo apresentado nesta mídia específica passa a ser questionada.

A internet foi uma inovação no conceito de notícia em tempo real, e profissionais que antes se dedicavam ao impresso, ao rádio e à televisão migraram para este novo suporte. O “Jornal do Brasil” foi o primeiro a oferecer cobertura jornalística na internet e a deixar o impresso, no entanto essa mudança não implicou na qualidade da informação apresentada.

Grandes empresas de comunicação buscam na internet uma sobrevida para suas publicações, visto que o custo-benefício é menor para manter uma versão eletrônica. Porém a informação disponibilizada, e em excesso, faz com que o leitor não decodifique totalmente a mensagem, tornando-o despreocupado e defasado quanto ao conteúdo.

O jornal impresso observa os rumores do seu desaparecimento sempre que uma nova mídia ganha força, foi assim com o surgimento do rádio, da televisão e agora com a internet. No entanto, as empresas jornalísticas têm feito um enorme esforço para se adaptar aos novos moldes e a necessidade dos seus leitores. É o jornal impresso que dispõe de equipe de reportagem para vivenciar o acontecimento, e o fato visto de perto implica na qualidade da notícia apresentada, diferentemente de informações soltas e repassadas por terceiros ou até mesmo copiadas, como visto na internet.

A autossustentabilidade da internet é muita relativa, quando constatamos que o conteúdo veiculado ainda não está perto do ideal proposto. Outro fator é o fato de ser considerada um território aberto, sem restrições, sem segurança e sem legislação.

Tanto o jornalismo impresso como o produzido na internet sofrem com a escassez de recursos e incentivo para investir numa maior qualidade dos processos produtivos, porém o impresso ainda sobrevive e permanece à frente quando o assunto diz respeito a informação completa e apurada.

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